Dermatologia Corporal
Os bioestimuladores injetáveis contribuem para a síntese de colágeno no corpo, promovendo o rejuvenescimento. Seus efeitos incluem a melhora na textura e na qualidade da pele. A hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e o PLLA (ácido poli-L-lático ou Sculptra) são as principais substâncias adotadas. No corpo, as aplicações são indicadas para o tratamento da flacidez e celulite, podendo ser realizadas no abdômen, colo, braços, parte interna de coxas, mãos e glúteos.
O clareamento de axilas e virilhas ajuda a atenuar aquelas manchas escuras, tão comuns pela fricção da região com as roupas e pela depilação com lâmina ou cera. Para isso, pode ser adotado o uso de Peeling e lasers, que, além de clarearem as manchas, também removem os pelos locais.
A depilação a laser é uma excelente forma de deixar a pele lisinha para curtir as altas temperaturas, sem preocupações. O protocolo garante muita praticidade e mantém o corpo livre de pelos, de forma duradoura, além de prevenir incômodos como a foliculite. Na prática, a luz dos aparelhos adotados é absorvida pela melanina dos pelos, promovendo danos nos folículos que podem ou não ser permanentes.
As enzimas lipolíticas são substâncias que quebram as paredes celulares do tecido adiposo, promovendo a eliminação natural da gordura pelo organismo. Seu uso é muito empregado culotes, “bananinha”(Gordura logo abaixo do bumbum), gordurinha do sutiã, região interna de coxa e abdominal – popularmente conhecida como “pneuzinhos”. Quem quer obter melhores resultados deve realizar o procedimento em conjunto com uma alimentação saudável e atividades físicas periódicas.
A hidratação injetável (skinbooster) consiste na aplicação de pequenas doses de ácido hialurônico, que melhoram a qualidade da pele, em suas camadas superficiais. Seu uso proporciona mais brilho, elasticidade e hidratação à pele, além de atenuar os efeitos do envelhecimento. Regiões do corpo como o colo, linhas acima dos joelhos, braços e cotovelos costumam ser favorecidas com a técnica.
Quem não deseja se submeter à cirurgia para eliminar a papada conta com um procedimento minimamente invasivo para se livrar desse excesso de gordura. Trata-se da aplicação de ácido deoxicólico diretamente na região.
A papada, ou queixo duplo, pode ser formada por flacidez, gordura localizada ou ambos. O ácido deoxicólico age facilitando a quebra das células adiposas acumuladas, que posteriormente serão absorvidas e eliminadas pelo próprio organismo.
O tratamento pode deixar um leve inchaço no local, mas não tira o paciente de sua rotina.
Em caso de flacidez associa-se ao ultraformer.
MMP ou microinfusão de medicamentos na pele é um procedimento que consiste na injeção de princípios ativos diretamente na região que precisa de tratamento. No corpo, o protocolo pode ser adotado em quadros de leucodermia (sardas brancas), queloide, cicatrizes, estrias e flacidez.
Os peelings também podem ser empregados no corpo. A técnica promove a descamação e esfoliação da pele, incentivando a renovação celular. O procedimento pode ser aplicado em regiões como colo, braços, mãos, costas, virilhas, pernas e axilas, gerando mais maciez e uniformidade à pele. Seu uso pode ser indicado para casos de rugas, sulcos e flacidez, além de foliculite, manchas e cicatrizes.
O rejuvenescimento de mãos ajuda a devolver o volume e a elasticidade pedidos ao longo do tempo. Luz intensa pulsada, lasers, skinboosters, preenchedores e bioestimuladores são alguns dos procedimentos estéticos disponíveis com essa finalidade.
O rejuvenescimento íntimo pode ser adotado por mulheres que desejam melhorar a funcionalidade e a estética vaginal ou o desempenho sexual, além de tratar problemas como a incontinência urinária. Para isso, podem ser adotados procedimentos como o laser, que estimula a produção de colágeno e elastina e dá mais firmeza à pele, além de promover o clareamento, a lubrificação vaginal e melhora da perda urinária e ressecamento local. Outra alternativa é o preenchimento com ácido hialurônico, que pode ser aplicado para repor o volume dos grandes lábios e do introito, aumentando o prazer sexual.
A subcisão para celulite – também chamada de cirurgia subcutânea sem incisão – é um procedimento cirúrgico feito para remover as fibras endurecidas pelo excesso de colágeno. A técnica é empregada em casos de celulite avançada, quando o paciente costuma sentir inchaço e dores. A subcisão rompe os septos fibrosos (divisões localizadas entre os compartimentos de gordura, que puxam a superfície da pele para baixo). Sua duração varia de 30 a 60 minutos, conforme a extensão da área a ser tratada.
As estrias são lesões que surgem após o estiramento excessivo da pele. O problema costuma ocorrer após oscilações no peso, ganho de massa muscular e gestação. O uso de laser, peeling, MMP e Microagulhamento é uma das formas de atenuar esse quadro. O laser fracionado ablativo provoca pequenas lesões na região tratada, permitindo que as fibras da pele se recomponham posteriormente, de forma mais organizada. Já o laser não ablativo remodela o colágeno e previne a formação das cicatrizes atróficas, com um menor tempo de recuperação.
O tratamento de pescoço e colo é importante, pois essa região costuma perder bastante elasticidade e tônus muscular, por conta do processo de envelhecimento. Além disso, trata-se de uma região com alta sensibilidade, que sofre com ressecamento, flacidez e formação de rugas. As principais formas de tratamento de pescoço e colo incluem o uso de toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores, Ultraformer e lasers.
O tratamento de rugas e manchas de pescoço e colo pode ser feito por procedimentos como laser de CO2 fracionado, injeção de toxina botulínica, peeling e luz intensa pulsada. Os cuidados com essa região são importantes, pois a área costuma perder elasticidade e tônus muscular ao longo do tempo, além de ser naturalmente mais sensível.
O tratamento para hiperidrose é indicado a pacientes que sofrem com sudorese intensa, na região das mãos ou nas axilas. Isso pode ser feito tanto com o uso de produtos antitranspirantes como aplicações de toxina botulínica. A substância ajuda a manter o quadro sob controle por até nove meses. Porém, alguns casos podem requerer a realização de cirurgia.
O Ultraformer III é um protocolo indicado para atenuar a flacidez e melhorar a definição dos contornos corporais. O procedimento não invasivo combina ponteiras de ultrassom micro e macrofocado, que são ajustados de acordo com a finalidade e área de cada tratamento. As ponteiras macrofocadas são recomendadas para o corpo, atenuando a flacidez e reduzindo a gordura localizada em diversas regiões do corpo, como abdômen, braços, costas e na parte interna das coxas. E o melhor: o Ultraformer III não gera downtime, evitando que os compromissos cotidianos sejam deixados de lado.